Verticais Cloud computing, IoT e Conectividade debatem Cidades Inteligentes

Evento da ACATE reúne cases e mostra como a tecnologia pode melhorar espaços urbanos

As verticais Cloud Computing, Conectividade e IoT (Internet of Things) da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) se reúnem na próxima edição do Meetup na Nuvem para discutir as tendências em cidades inteligentes. O evento, que acontece na quinta-feira (16/11) às 19h, no Chopp do Gus do Córrego Grande, em Florianópolis, terá a participação de três especialistas no assunto que vão apresentar iniciativas inovadoras aos participantes.

 

Um dos exemplos de como a tecnologia pode facilitar o convívio nas áreas urbanas será apresentado pelo diretor da Vertical Conectividade da ACATE, Diego Brites Ramos. Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ele integrou uma equipe que conheceu de perto o Porto Maravilha. A área passou por uma profunda transformação graças a parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, e é um modelo nacional de eficiência tecnológica urbana. A Zona Portuária estava degradada, mas recebeu redes de internet sem fio e sensores espalhados por várias estruturas. Eles coletam dados desde o nível de sujeira em um bueiro e se há risco de ele entupir e alagar uma região, até comportamentos suspeitos e ações criminosas para permitir a ação rápida das forças de segurança.

 

“O que foi desenvolvido no Porto Maravilha pode ser replicado em várias partes do país. Isso permitiria vivermos melhor, fazendo deslocamentos mais inteligentes e sendo mais sustentáveis”, afirma Diego, que é CEO da Teltec Solutions, destacando que a era da IoT será fundamental para o surgimento de soluções integradas e disruptivas.

 

Com equipamentos interligados, coletando e analisando dados o tempo inteiro, a própria interação entre os habitantes de uma região tende a melhorar. Neste sentido, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Cianet e representante da Vertical IoT, Luiz Pedrini, vai mostrar como a co-criação cidadã pode ser habilitada por meio da tecnologia. O outro participante do meetup será o gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Rezolve e membro da Vertical Cloud Computing, Juliano Santos. Ele vai ajudar a difundir o conceito de smart cities para que ela seja funcional e verdadeiramente integrada, ao invés de apenas reunir redes e sistemas isolados, dificultando a interação.

 

A participação no Meetup na Nuvem é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio deste site.

 

Serviço:

Meetup na Nuvem

Data: 16 de novembro de 2016

Horário: 19 horas

Local: Chopp do Gus — Córrego Grande, Florianópolis