Formatura do projeto Novos Talentos SCGames apresenta jogos desenvolvidos pelos alunos e debate inserção no mercado de trabalho

Evento acontece na próxima quarta, 07.12, a partir das 16h no cinema do CIC, em Florianópolis

O sucesso do game “Invasão Aegypti” foi o começo de um ano promissor no Projeto Novos Talentos SCGames, que produziu outros jogos ao longo e que serão apresentados no dia 07.11, a partir das 16h, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Um deles será o jogo "Cruz e Sousa: Poesia e Magia", desenvolvido por alunos e estagiários do projeto - aprovado na lei municipal de cultura da Capital e com patrocínio da Softplan. Após a apresentação, uma mesa redonda aberta ao público vai debater com empresários do setor o tema: "estou formado e agora?". O evento é realizado pelo Governo de Santa Catarina, com patrocínio da Palmsoft e apoio da FEESC.

A oitava turma de formandos do Projeto SCGames conta com 63 talentos, composta por meninas e meninos de 10 a 18 anos de escolas da Grande Florianópolis. Para os 63 alunos que cursaram o projeto novos talentos sc games, a formatura é um momento especial.  São alunos de diversas escolas,  que aprendem a socializar, trabalhar em equipe, conhecer as diferenças sociais, valores,  e descobrir que games pode ser um bom negócio  e não apenas um entretenimento.

"Programar vai além de ser jogador,  pois para criar uma história (ficção), cenário e personagens, o que demanda muita pesquisa. Integrar todos estes elementos em um jogo,  na idade destes jovens, é um desafio que os jovens venceram brincando e jogando", afirma Marcia Regina Battistela, coordenadora do SCGames.  

Ao aplicarem suas ideias com segurança, destaca Márcia, os jovens "inovam, criam seus games e trilham caminho no mercado. "O objetivo é colaborar para que em um futuro próximo os talentos empreendedores aprofundem seus conhecimentos e continuem empolgados com este mercado promissor e atrativo que é a área de TI, Games e Entretenimento Digital. Temos que apostar e investir nestes potenciais talentos, diante a realidade de um segmento que cresce mundialmente a cada ano, especialmente em Santa Catarina", explica.

O Projeto Novos Talentos SC Games foi inaugurado em 18 de março de 2009 é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina  para o desenvolvimento de ações de sensibilização e preparação dos extratos mais jovens da sociedade para as oportunidades deste “novo mercado”.

Com apoio da Secretaria de Estado e Educação, CIASC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Fundação Catarinense de Cultura,  empresários e  empresas associadas a Vertical Games ACATE, Secretaria Municipal de Educação, UFSC e UDESC. A gestão é da FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina), com patrocínio da PalmSoft.