Florianópolis recebe evento que estimula criação de soluções inovadoras para o setor público

O Startup Weekend GOV acontece entre os dias 24 e 26.03 e está com inscrições abertas

Com o objetivo de estimular a conexão entre a população e agentes públicos para a resolução de problemas reais utilizando a tecnologia, Florianópolis recebe o Startup Weekend GOV. A primeira edição no Brasil para a criação de soluções na área governamental acontece nos dias 24, 25 e 26 de março, no Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera. As inscrições são limitadas e estão abertas pelo  site: www.up.co/communities/brazil/florianopolis/startup-weekend/10498.

 

O principal objetivo do evento é promover o empreendedorismo, estimulando que os participantes tirem ideias do papel e criem, em três dias, uma startup. Nesta edição, o objetivo é fomentar a inovação focada no setor público.“Florianópolis já é uma cidade empreendedora, queremos incentivar que essa vocação contribua de modo construtivo para o município e para o desenvolvimento de boas práticas no âmbito governamental”, destaca Alexandre Souza, um dos organizadores do evento.

 

A Capital abriga 31% das empresas de tecnologia do Estado e do total de empreendedores catarinenses, segundo pesquisa ACATE Tech Report, realizada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway. O cenário é propício para o desenvolvimento de empresas nascentes e tecnologias voltadas para a gestão do município. Guilherme Tossulino, também organizador do evento e gerente de inovação da Softplan - empresa especializada em softwares para gestão empresarial e pública - defende que a tecnologia pode, e deve, ser uma grande aliada dos governantes: “As soluções tecnológicas ajudam a promover a transparência e eficiência dos serviços públicos”.

 

Uma ideia em um final de semana - O desafio do Startup Weekend é criar uma startup em três dias. Os participantes expõem suas ideias, selecionam as melhores, criam grupos de trabalho e recebem ajuda de mentores e consultores para, no último dia, apresentarem suas soluções para uma banca avaliadora que seleciona as três melhores.

 

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 700 cidades ao redor do mundo. A edição de GOV em Florianópolis tem como patrocinadores o Sebrae/SC, Pipz Automation, Sofplan, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz e Unisul.