Conheça tecnologias que todo empreendedor deve ter em seu celular e computador

As soluções ajudam a superar os principais desafios encontrados nos primeiros estágios de uma empresa

De acordo com a pesquisa Desafios dos empreendedores brasileiros, encomendada pela Endeavor, entre os maiores impasses na jornada de quem quer abrir um negócio próprio no Brasil estão gestão de pessoas, gestão financeira, burocracia, inovação e marketing e vendas. Frente a todos estes desafios, os empreendedores ainda precisam encontrar soluções que caibam nos seus orçamentos, usualmente ajustados às demandas.

 

Conheça cinco tecnologias pensadas para os empresários de micro e pequenas empresas que auxiliam a superar esses empecilhos e contribuem para formar uma base sólida capaz de sustentar o crescimento do negócio.

 

Feedback para gestão de pessoas — De acordo com a pesquisa da Endeavor,  em uma escala de 1 a 10, os empreendedores elencaram que a dor no quesito gestão de pessoas teve uma nota de 6,7. O indicador só fica mais preocupante ao passo que a empresa cresce e mais pessoas chegam para encorpar o time. A tecnologia pode ser uma aliada para gerir estes profissionais e medir o engajamento deles com a empresa. A plataforma Feedz, por exemplo, pensada para empresas de menor porte, estabelece um termômetro de humor diário, oferece um espaço para celebrações de conquistas e incentiva o feedback constante. Dessa forma, ajuda os gestores a entenderem como anda a satisfação e engajamento do time e as demandas destes ao mesmo tempo que promove maior integração e transparência.

 

Gestão de cobranças para ajuste financeiro —  Uma das maiores apreensões dos empreendedores é a inadimplência. Para empresas com recursos limitados, não receber pelo produto ou serviço vendido pode significar o fechamento das portas. Para gerir as entradas e automatizar as cobranças existem tecnologias como o Asaas. Sem o aplicativo, o empreendedor gasta uma hora por dia, em média, para cobrar dos seus clientes. Com a ajuda da tecnologia, isso pode ser feito em menos de cinco minutos. O Asaas automatiza o processo de cobrança, facilita o recebimento e até adianta o pagamento para o empreendedor caso a compra tenha sido feita no cartão de crédito — tudo isso sem a necessidade de bancos.

 

Certificação digital para diminuir a burocracia — Assinar documentos, validar contratos e fazer parcerias com empresas de outras localidades são serviços que ocupam muito o tempo do empreendedor por conta da burocracia envolvida. Com auxílio da tecnologia de certificação digital, como a desenvolvida pela Bry, o empreendedor pode resolver as questões burocráticas de assinatura e rubrica de documentos de forma digital, sem perder tanto tempo com envios e revisões.

 

Inovação — As pequenas empresas têm uma liberdade maior para inovar. Isso por conta do tamanho reduzido, que as possibilitam testar soluções rápido. A conexão entre empreendedores que atuam no mesmo segmento é o melhor combustível para a inovação. A Singularity University é uma instituição que promove encontros para gerar inovação em níveis locais e mundiais. O app da SU, desenvolvido pela brasileira Cheesecake Labs, é essencial para os empreendedores terem acesso a estes encontros e a pesquisas sobre inovação feitas pela instituição, além de gerarem conexões.  

Presença digital para aprimorar as vendas e o marketing — Para ampliar a presença do negócio nas redes, existem ferramentas que podem facilitar a criação de um site com pouco investimento. O Criador de Sites da HostGator — uma das principais provedoras de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo — torna a criação de websites, blogs e lojas virtuais mais simples e é destinado a um público sem conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. A presença online é essencial para aumentar a visibilidade para a marca, pois disponibiliza e facilita o acesso ao nome da empresa, descrição, endereço, telefone e outras informações importantes para que o cliente conheça e confie na empresa. Sendo assim, contribui para o aprimoramento do marketing e, consequentemente, das vendas.